Informativo: Após invasão e ataque, Centro LGBT organiza ato e pede apoio para continuar atividades
O Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, localizado no bairro da Consolação, em São Paulo foi invadido e depredado na manhã de segunda-feira (4). Os autores, que ainda não foram identificados, roubaram objetos, rasgaram documentos, cortaram cabos de telefonia e internet, além de urinarem e defecarem no local, em uma clara mensagem de desprezo pelo trabalho realizado pelo centro.
“A situação provocada pelos agressores deixa evidente a presença do ódio contra os LGBT e os trabalhadores que ali prestam serviço a essa população”, diz nota divulgada pelo centro nas redes sociais. Ao saírem do local, os criminosos deixaram as torneiras abertas, em uma tentativa de alagar o local. Os prejuízos foram estimados em 20 mil reais.
Para continuar o trabalho de apoio jurídico e social à população LGBT, o Centro Luiz Carlos Ruas precisa de apoio. Os funcionários decidiram não suspender nenhuma das atividades, mas encontram dificuldade estruturais, já que quase todo o equipamento foi destruído e a reposição, por parte da prefeitura, precisará passar por trâmites burocráticos, e pode demorar.
Um ato de solidariedade acontecerá na próxima sexta-feira e, além disso, circula uma lista de doações com os itens que foram destruídos ou roubados. Não serão aceitas doações em espécie e todo equipamento deverá ser dado diretamente a entidade gestora do projeto, Rede Cidadã Multicultural, para que seja fotografado, registrado e publicizado, garantindo assim a transparência das ações.
Veja abaixo os itens e o comunicado divulgado:
A polícia já deu inicio as investigações para buscar os responsáveis pelos crimes. Uma perícia foi realizada no local e imagens de câmaras de segurança dos prédios vizinhos serão solicitadas. O ataque foi denunciado na Decrad, a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
Ato
Na próxima sexta-feira, às 15 horas, irá acontecer um ato pacífico na sede do Centro de Cidadania LGBT, localizado na Rua Visconde de Ouro Preto, número 118, Consolação. O ato será de resistência diante dos ataques de ódio e intolerância e para promover a paz.
Veja o evento no facebook e confirme presença.