Linha do tempo: as censuras do novo governo
Censura. Substantivo feminino. Ação ou efeito de censurar. Análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos, etc., geralmente com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação.
Assim, partindo da definição do dicionário, a censura é o ato de julgar o que pode ou não ser dito ou visto.
A censura, sob quaisquer aspecto é um exercício torpe. Ela tolhe expressões que são válidas conforme critérios que não nos pertencem.
A censura, ao coibir aquilo que lhe é crítico ou contrário, sangra a exteriorização dos momentos históricos.
A censura deixa marcas visíveis e invisíveis na sociedade, porque ela também traz consigo a auto-censura, o medo, o pré-julgamento do que pode ser produzido coletivamente.
A censura inventa cenários impossíveis e faz com que as mentiras muitas vezes ditas se tornem verdades absolutas. Exemplo claro disso é afirmar que nossos mortos e desaparecidos durante a ditadura civil-militar eram terroristas e, com certeza, fizeram alguma coisa errada para serem presos, que não havia corrupção neste período, que não havia violência, etc. Todas frases relacionadas àquilo que era permitido mostrar e como isso ainda está internalizado no discurso do brasileiro médio nos dias atuais.
Porém, o que o censor nunca espera é que os limites impostos faz com que as pessoas ultrapassem barreiras, se reinventem, criem formas de manifestar e driblar todo o juízo de valor que fazem de nossas falas, nossos gestos, nossos corpos.
Todo governo autoritário se utiliza do controle do pensamento e da arte para construir uma narrativa que lhe convém.
É por isso que nós, do Não Lugar, nos colocamos frente a este processo e, como forma de denúncia e resistência, expomos aqui as provas do garrote da opressão que esse desgoverno tem infligido à sociedade.
3 de março de 2020
Censura marca festival de rock e reflete em Carnaval do Recife
Organizadores do Facada Fest, do Pará, prestam depoimento à Polícia Federal. Em Pernambuco, artistas são ameaçados pela PM ao cantar canção de Chico Science
2 de março de 2020
Abraham Weintraub fala em “limpar” livros didáticos
O ministro da educação Abraham Weintraub afirmou a um usuário pelas redes sociais que o Ministério da Educação vai fazer uma “limpeza” nos livros didáticos. Ministro da educação respondeu a um seguidor questionava o porquê das obras trazerem temas como candomblé e história da China.
12 dezembro
Desembargador censura Marcelo D2 porque chamou Doria de “assassino”
“Assassino”. Foi assim que o rapper Marcelo D2 designou Doria, em um post indignado, depois de ler tuit do governador lamentando “profundamente” as nove mortes ocorridas em Paraisópolis, decorrentes de uma ação criminosa e terrorista de policiais militares.
11 de dezembro de 2019
Dissertação que analisa discurso de Bolsonaro sofre censura
O Sindicato dos Professores de Itajaí e Região encaminhou à Contee uma nota de repúdio contra ato de censura praticado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que determinou o corte de parte do título de uma dissertação de mestrado sobre as falas do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.
6 de dezembro de 2019
Governo exclui profissões ligadas às artes do cadastro de microempreendedores
Uma série de profissões ligadas às artes não poderá mais ter representação jurídica por meio de empresas classificadas na receita federal como MEI (Microempreendedor Individual). A notícia ganhou ampla repercussão na internet e foi criticada por artistas e representações profissionais da área.
29 de novembro de 2019
Lançamento de livro sobre Bolsonaro é barrado em universidade no Norte Pioneiro
A proibição do lançamento do livro “A Eleição de um Meme”, do professor de Filosofia Paulo Sérgio Guerreiro, no campus da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em Bandeirantes, levantou debates sobre possível censura
28 de novembro de 2019
Entidades criticam exclusão da Folha de licitação da Presidência para assinatura de jornais
Em outubro, Jair Bolsonaro anunciou que cancelaria todas as assinaturas do jornal no governo federal
10 de outubro de 2019
MP pede que TCU investigue censura da EBC à imagem de Marielle Francp
Esquerda e LGBT são ‘sistematicamente objetos de atos de censura por órgãos públicos’, diz subprocurador-geral
3 de outubro de 2019
Caixa Cultural cancela evento de palestras no Rio, e gera mais suspeita de censura
Após cancelar a peça infantil “Abrazo”, do grupo Clowns de Shakespeare, sobre repressão, ditadura e censura, em 10 de setembro, na unidade do Recife, a Caixa Cultural também deixou de promover outras atividades em seus equipamentos.
25 de setembro de 2019
Peça teatral sofre com ameaças e mensagens de ódio
“Eles insistem, mas vai ter peça”, assim o diretor do Grupo Domo de Teatro e Artes Integradas, André Garcia, tem se posicionado quase que diariamente nas redes sociais sobre o espetáculo Manhã.
15 de setembro de 2019
‘Marighella’, na zona cinzenta entre cortes, problemas na Ancine e censura sob Bolsonaro
Somada às conversas com outros envolvidos no entorno do filme, Marighella surge preso em uma zona cinzenta em que se misturam medo, cortes, problemas na Ancine e a ameaça de censura do Governo Bolsonaro.
13 de setembro de 2019
Itamaraty pede para tirar filme sobre Chico Buarque de festival no Uruguai
Distribuidora Inffinito informa ter recebido instrução do embaixador do Brasil em Montevidéu; documentário será mantido na programação
9 de setembro de 2019
Caixa Cultural cancela peça infantil sobre ditadura; diretor alega censura
A Caixa Cultural Recife cancelou as apresentações do espetáculo infantil Abrazo, que estavam previstas para este e o próximo finais de semana. A peça, organizada pelo grupo teatral Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), mostra um país que proíbe demonstrações de afeto e expõe de maneira sutil temas como ditadura, censura e repressão.
6 de setembro de 2019
Crivella manda fiscais para a Bienal do Livro do Rio
Ação ocorre após prefeito determinar o recolhimento de exemplares de uma HQ que mostra dois homens se beijando. Equipe deixa a feira e diz não ter encontrado material impróprio para menores. Editoras denunciam censura.
22 de agosto de 2019
Osmar Terra diz que governo escolherá temas dos filmes que usarão dinheiro público
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou nesta quinta-feira que o governo federal vai escolher os temas dos filmes financiados com dinheiro público. O critério, segundo ele, será o “interesse da sociedade” pelo projeto. Ele foi questionado sobre a suspensão de um edital com séries LGBT para Tvs públicas, nesta quarta-feira que não agradou ao presidente Jair Bolsonaro.
21 de agosto de 2019
Diretores criticam a suspensão de edital da Ancine: ”Censura”
O cancelamento de um edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que destinaria R$ 70 milhões para produções audiovisuais a serem veiculadas pelas tevês públicas foi alvo de críticas por parte de diretores, que veem na ação um ato de “censura” do governo.
25 de abril de 2019
Bolsonaro veta peça publicitária para o Banco do Brasil
Uma campanha publicitária do Banco do Brasil dirigida para o público jovem, divulgando o serviço de abertura de conta corrente por aplicativo no celular, foi retirada do ar por recomendação do presidente Jair Bolsonaro. O episódio também envolveu a saída do direto de Comunicação e Marketing do banco, Delano Valentim.